top of page

sobre

Pixo é um movimento cultural transgressivo que surgiu nos anos 80 em São Paulo, Brasil. É relacionado com outros movimentos da arte urbana, mas segue até hoje apenas com referências internas, rompendo com a importação cultural artística da Europa e dos Estados Unidos.

 

Surgindo em uma cidade tão caótica, desigual e agressiva quanto São Paulo, a pixação se expandiu para praticamente todo o território brasileiro, assumindo certa identidade própria em cada estado, sendo muito diferente esteticamente de região para região, com uma rica diversidade atual.

 

No Brasil, milhares de pessoas sobem prédios inteiros pelo lado de fora, andar por andar, sem dispositivos de segurança, usando o corpo e apenas a estrutura dos prédios para deixar sua marca na cidade fazendo o uso de diferentes técnicas desenvolvidas pelos próprios integrantes do movimento. 

 

Eneri é uma voz feminina ativa dentro do movimento.

ABOUT

Irene Avramelos, conhecida nas ruas como Eneri (seu nome de trás pra frente), é nascida e criada em São Paulo.

 

Ainda adolescente, começou a frequentar bailes funk, reggae, batalhas de rap e acabou descobrindo os points, encontros de pixo que começou a frequentar como fã do movimento. Por volta de 2013, começou a pintar ativamente pelas ruas da cidade. 

 

Ela é parte da geração de pixadoras que tem como objetivo romper com as barreiras de gênero e contestar os limites da arte, universo que Eneri começou a adentrar em 2020, usando além das paredes, telas, vídeos e outros suportes para debater sobre feminismo, decolonizacão, desigualdade e outras questões. 

 

Eneri é uma das mulheres mais expressivas dentro do movimento do pixo hoje, por ter quebrado diversas barreiras, como participar da primeira documentação de escalada entre janelas feita por um time completamente feminino, ser a primeira pixadora convidada à pintar fora do Brasil, dentre outros feitos que a consagraram enquanto destaque na cena.

bottom of page